Como funcionará

  1. Inicial
  2. >
  3. Informações
  4. >
  5. Como funcionará

Serão 2 modalidades de inscrição na Jornada STEM: ensino regular e ensino técnico.
Para participar deste evento, é necessário formar uma equipe com 4 estudantes da mesma escola estadual de ensino médio do Rio Grande do Sul, juntamente com um professor da mesma escola, que pode ser de qualquer área. Depois de montar sua equipe, o professor deverá inscrever a equipe aqui no site da Jornada, neste link.

Etapa 1 - FORMA REMOTA

Inicialmente as equipes inscritas receberão vídeos explicativos elaborados pelo GEMS, onde será explicada a Jornada e seu intuito, além de vídeo aulas curtas sobre o que são arduinos, sua utilidade e como utilizar simuladores online deste dispositivo, como por exemplo, o http://www.tinkercad.com.

Após, as equipes receberão os desafios, que consistirão em problemas a serem resolvidos utilizando os simulador Tinkercad®. Nesse momento, a equipe deverá utilizar formas criativas e inovadoras para solucionar problemas cotidianos, como por exemplo “como reduzir as colisões entre carros em um cruzamento movimentado de uma cidade?”.
Será estipulado um prazo de duas semanas para as equipes solucionarem os problemas propostos e gravarem um vídeo, onde explicarão suas soluções, como chegaram a estas respostas e como foi o processo de solução dos problemas. Esses vídeos serão enviados pela plataforma da jornada, avaliados pela equipe do GEMS.
Após a entrega dos vídeos, serão divulgadas as 15 equipes escolhidas de acordo com suas modalidades (5 escolas de ensino técnico e 10 de ensino regular) para passarem para a segunda etapa.

Importante: Nesta primeira etapa, as equipes vão concorrer dentro da modalidade de sua inscrição. A partir da segunda etapa, as 15 equipes selecionadas concorrerão juntas, sem distinção da modalidade de inscrição.

As equipes participantes desta primeira etapa receberão certificado de participação.
OBS.: aqueles que passarem para segunda etapa ganharão o certificado diferente.

Etapa 2 - FORMA HÍBRIDA

A equipe executora do projeto enviará às escolas dos 15 grupos classificados para a segunda etapa um kit de arduino para cada estudante do grupo e para o professor mentor. Esses kits contarão com um arduino UNO e equipamentos auxiliares, como Protoboard, luzes de led, resistores, condutores, fios, entre outros. Sendo assim, mesmo as equipes que não forem classificadas para a próxima etapa terão estes kits para estudos e projetos futuros.

Após prazo de mais ou menos um mês para envio e distribuição dos kits, os estudantes receberão os desafios da segunda etapa pela plataforma da jornada. Nesta etapa os estudantes deverão planejar (fazendo esquemas, desenhos, ou utilizando simuladores) e construir um protótipo de solução (com utilização dos kits) para os problemas propostos.
Em seguida cada equipe deverá gravar dois novos vídeos, onde apresentará seu planejamento, com seu protótipo de solução em funcionamento e um relato individual de cada estudante e do professor mentor sobre a etapa. Passado 2 semanas do recebimento dos kits, os vídeos das equipes deverão ser enviados para avaliação na página do projeto e todos serão divulgados nas redes sociais.
Uma nova matriz de avaliação será desenvolvida, novamente baseada na colaboração, criticidade, comunicação e criatividade, que será utilizada para selecionar 5 equipes para a próxima etapa.

As 15 equipes que não forem selecionadas receberão certificado de participação.

Etapa 3 - FORMA PRESENCIAL
As equipes finalistas serão convidadas a passar três dias no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, que oferecerá alojamento e refeição aos estudantes e professores. Durante estes dias serão realizados os desafios da terceira etapa, desenvolvidos principalmente no laboratório IF Maker da instituição.
No primeiro dia os estudantes conhecerão equipamentos de um laboratório maker, como impressora 3D, cortadora a laser, etc.

No segundo e terceiro dia irão resolver os desafios propostos, planejando e desenvolvendo protótipos de soluções, além de uma apresentação ao final.

Esta apresentação será transmitida por uma live no Youtube do projeto e será avaliada pela votação dos espectadores e por professores do IFFar.